Personalidades Iluminadas
De tempos em tempos somos agraciados com verdadeiros mensageiros da luz.
O mundo passa por uma grande transformação durante a encarnação destes seres especiais.Mesmo após sua transição deixam ensinamentos que ecoam na eternidade.
Não podemos deixar de citar :
Mohandas Karamchand Gandhi
Nasceu em 2 de outubro de 1869 em Porbandar, Índia ocidental, em uma família de classe alta. Ainda jovem foi enviado pelos seus pais à Inglaterra, onde se formou em Direito.Lá em contato com o movimento teosófico de Helena P. Blavatsky, redescobriu a cultura de seu próprio país, ficando por ela fascinado.Voltou a Índia em 1891 e pouco tempo depois seguiu para a África do sul, onde permaneceu por 20 anos defendendo a minoria hindu.Neste período adotou a não-violência como "arma" de desobediência civil, bem como jurou praticar a verdade e defender seu povo.
Adotou o Satyagraha(Força da verdade)como estilo de vida.
Quando retornou à Índia em 1915, Gandhi rapidamente tornou-se um notório líder popular contra a dominação Britânica,bem como um defensor da convivência pacífica entre hindus e muçulmanos.Era tão amado pelos partidários de ambas as religiões , que muitas só sua presença era suficiente para pôr fim a conflitos e disputas.Em função disso ganhou o cognome (apelido) de "Mahatma"(Grande Alma).
Sua ascendência sobre o povo hindu foi tamanha, com ações pacíficas de desobediência civil, que a Inglaterra se viu forçada a conceder gradativa autonomia à Índia, culminado na independência em 1947.Gandhi já era então mundialmente famoso.
Em 30 de janeiro de 1948 Gandhi foi assassinado em Nova Déli por Nathuram Godse, um hindu radical.O evento causou comoção mundial.O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas jogada no rio Ganges.
Mahatma Gandhi se transformou desde então em um símbolo poderoso para todo o planeta no que tange a direitos humanos e à paz entre os povos.
"Quando um só homem atinge a plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões."
- Mohandas K. Gandhi(1869-1948).
Fonte :ISSN 2318-7107(Revitsa rosacruz outono 2014 nº288)