YOD, CABALA e o Número 10
SIMBOLISMO DO NÚMERO DEZ
Carlos Roberto
A numerologia pitagórica faz referência apenas a nove símbolos e não Dez; isto porque à época de sua criação ainda não havia uma notação para uma posição vazia, a invenção do zero ainda não havia chegado ao Ocidente, portanto também não existia um número que significasse ao mesmo tempo ausência e completude (Dez). Somente através dos fundamentos da Cabala é que conseguimos compreender o significado do número Dez. O Dez é um número composto por dois outros números mágicos o um e o zero. O um é o número que simboliza: liderança, vitória, força, virilidade e masculinidade. Representa o princípio da unidade, o indivisível, o ilimitado em si mesmo e em sua potência, em uma palavra: DEUS. O zero, não é propriamente um número, mas um conceito matemático que designa a não existência de algo. Por sua forma circular que lembra o oroboro, uma serpente mordendo a própria cauda, representa ao mesmo tempo vazio e eternidade. Da união do um com o zero, surgiu o número Dez. Dez é a base do sistema decimal. As crianças aprendem a contar nos Dez dedos das mãos. Deus criou o mundo com Dez pronunciamentos. Existem Dez mandamentos e na Cabala Dez sefirot, ou ramos, da Árvore da Vida. São necessárias dez pessoas para recitar um minyan (prece Judaica)”. O dia mais importante do calendário judaico é o Yom Kippur, o décimo dia do novo ano. Dez é o valor da letra hebraica Yod, a primeira letra do nome inefável de Deus. O Dez representa a perfeição da ordem divina. O Alfa e o ômega, início e fim, tudo e nada. Em numerologia Cabalística, Dez é um número positivo que estimula a independência e a abertura de novas oportunidades na vida. Uma pessoa com o número Dez no nome ou sob sua influência se tornará conhecida pelo bem ou pelo mal, dependendo da ação escolhida. O Dez é capaz de despertar reações extremas de amor ou ódio, de respeito ou medo. Para o Dez não existe meio termo. O Dez contêm o dom da criatividade, porém é preciso saber empregá-lo com sabedoria uma vez que o poder da criação também possui em si o poder para a destruição. Quando o sucesso obtido sob a influência do número Dez é equilibrado com autodisciplina e humildade, a pessoa que alcançou uma posição de destaque saberá reconhecer a importância da matéria sem ser materialista e utilizará a fama e o dinheiro com bom senso. Quando isto acontece, costumamos dizer: Fulano é Dez!
YOD
A décima letra do alfabeto hebraico é chamada de "Yod" (rima com "bode") e tem o som de "y", como em "yes". No hebraico moderno, a letra Yod pode aparecer de três formas:
Nota: Yod também pode funcionar, por vezes, como uma "vogal consonantal" em textos hebraicos.
Informações Avançadas
A letra Yod é a 10 ª letra do Aleph-Bet, tendo o valor numérico de 10. O pictograma Yod parece um braço ou mão, enquanto que a escrita hebraica clássica é constituída de uma única marca para cima, um kotz para baixo, e uma porção média. Yod é a letra mais frequente nas Escrituras, bem como a menor das letras. 1. O Mistério do Yod Suspenso no ar, Yod é a menor das letras hebraicas, o "átomo" das consoantes, e o formato a partir do qual todas as outras letras começam e terminam: O primeiro ponto com o qual os escribas primeiro começam a escrever uma letra, ou o último ponto que dão a uma letra sua forma final - é um yod. (Likutei Maharan) Na tradição mística judaica, Yod representa um mero ponto, um ponto divino de energia. Como Yod é usado para formar todas as outras letras, e uma vez que Deus usa as letras como os blocos de criação, Yod indica a onipresença de Deus. Na verdade, a palavra יוֹד (yod) descreve-se um pouco da geometria de criação. Ela começa com o próprio Yod, como um ponto e, em seguida, se move para baixo, a partir do divino em direção a ordem criada para formar Vav (o "gancho" da criação). Finalmente ele se move para fora na esfera horizontal como Dalet (a "porta de entrada" da criação). Isso pode ser melhor visto com a seguinte ilustração:
Como Yeshua sustenta o mundo pela Palavra do Seu poder (Hebreus 1:3), e Yod é parte de cada letra hebraica (e, portanto, cada palavra), o Yod é considerado o ponto de partida da presença de Deus em todas as coisas - a "faísca" do Espírito em tudo. 2. Yod e Humildade A letra Yod, sendo a menor das letras, é também uma imagem de humildade. Por exemplo, quando Jacó foi renomeado de Ya'akov para Yisrael, tudo o que restava de seu antigo nome era a letra Yod.
Yod também pode ser visto como uma marca de humildade no texto que diz que Moisés era "o homem mais humilde" sobre a face da terra (Números 12:03):
Os escribas judeus dizem que um Yod extra é inserido na palavra ana (que significa humilde ou manso) para enfatizar a humildade de Moisés. Israel é também chamado de "menor das nações" (Deuteronômio 7:7) e é considerada um tipo de Yod antes das grandes nações da terra:
"pois vocês são o menor dos povos."
3. Os "Kots de um Yod" Por causa de sua humildade, Yod é adornado com um pequeno pino (marca) ascendente que aponta para Deus. O "kotz de um Yod" é a pequena serifa na parte inferior do "rosto" da cabeça do Yod e é a menor de todas as marcações feitas no texto hebraico. Isso provavelmente se refere ao "til" que Yeshua falou em Mateus 5:18 e Lucas 16:17. Nas artes escribas judaicas conhecidos como Soferut, um rolo de Torah é inválido (possul) se não tiver mesmo esta serifa do Yod (Menachot 29a):
Mesmo que seja pequeno, Yod é vital, uma vez que sem o "kotz de um Yod" toda a Torá deve ser considerado inválida. Deus se deleita em usar o pequeno, o fraco, e o insignificante para demonstrar a Sua glória e poder. Se você está abatido ou de pequena estatura nesse mundo, você pode confiar que sua vida é importante para Deus. Uma vez que cada letra da Torá é importante, e não há duas letras que sejam a mesma (ou podem ser "tocadas" ou "mal formada"), você pode confiar que a sua vida é significativa na Grande Torah do universo - isto é, no grande plano de Deus que funciona "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam." 4. As três partes do Yod A letra Yod é dito ser composto de três partes: o pino (marca) superior , uma linha inferior curvada para baixo, e uma seção intermediária. Os pontos de marcas superiores para com Deus, a linha inferior aponta para a terra, e a parte do meio tem as peças juntas em unidade. Portanto, uma vez que é de três partes em um, Yod não é diferente da letra Aleph, em alusão à divindade e imagem de Yeshua como nosso humilde Mediador diante do Pai.
Note também que a gematria da palavra "Aleph" é igual ao nome sagrado, que também começa com a letra Yod. 5. Yod e Espiritualidade Yod significa "braço" ou "mão", e sua forma sugere uma mão que está a chegar em direção ao céu. Além disso, a letra lembra um pouco um homem em oração:
Aqui a marca sugere uma coroa que é dada para aquele que é humilhado diante do Senhor em oração, e a forma dobrada sugere submissão. Curiosamente, a gematria da palavra "Yod" é de 20 (י + וֹ + ד), o mesmo valor para a raiz hebraica de visão, chazah (חָזָה). 6. O Significado da Yod como Dez A palavra יוֹד (yod) significa "braço" ou "mão" e o valor numérico é dez. Agora dez é um número marcando shelemut, ou a conclusão e ordem, como evidenciado pelo seguinte:
O sistema de número base 10 é universal. Assim como Yod faz parte de todas as letras do alfabeto anteriores (como um componente), assim o Yod faz parte de todos os números. É dito pelos sábios que o Yod não significa 10 porque temos dez dedos, mas temos dez dedos porque Yod significa 10.
Havia dez coisas criadas no primeiro dia e dez coisas criadas no final do sexto dia da criação.
Havia dez gerações de Adão a Noé, sugerindo que a impiedade daquelas gerações tornasse-se completa.
Havia dez gerações de Noé a Abraão, sugerindo que a piedade dessas gerações tornou-se completa.
De acordo com o midrash, havia dez provas dadas a Abraão para demonstrar o seu mérito como o pai das nações.
Havia dez pragas emitidas durante o Êxodo do Egito.
Deus nos deu Dez Mandamentos.
A "décima parte" será santa para o Senhor (Levítico 27:32).
Há dez dias de Awe - a partir de Tishri 1 a Tishri 10, culminando no Yom Kippur, que ocorre no 10 º dia de Tishri.
Dez homens são necessários para um minyan, ou completo quorum necessário para a oração coletiva judaica.
(Misticismo judaico) Há dez forças da "Árvore da Vida", chamado Sefirot, que retratam o trabalho metafísico de Deus no universo.
7. Yod e o Olam Habah O Talmud afirma que Deus usou a letra Hey para criar o mundo atual (olam hazeh) e Yod para criar o mundo por vir (olam habah). Os sábios derivam esta ideia do Nome yah (יָהּ) encontrado em Isaías 26:4:
Como é que eles vêm com essa? Bem, eles consideram b'yah no texto no sentido de "com Yod-Hey", em vez de se referir ao Nome Yah. 8. Algumas Curiosidades Textuais Um Yod subdimensionado aparece em Deuteronômio 32:17:
"Você negligenciou a Rocha que te gerou." O SENHOR é feito "pequeno" quando nos afastamos d'Ele por negligência. Por outro lado, um Yod enorme aparece em Números 14:17:
"Que a força do meu Senhor se engrandeça." Aqui intercessão de Moisés para o povo de Israel é feita, e os sábios dizem que o Yod superdimensionado é feito para lembrar os dez provas de Abraão e o mérito que obteve por conta de sua fé. Finalmente, um Yod está faltando em Êxodo 32:19:
"... Moisés arremessou as tábuas das suas mãos." Aqui, a ortografia no texto (ketiv) é miyado, que significa "de sua mão" (singular), mas o texto é lido (Qere) como miyadav, que significa "a partir de suas mãos" (plural). Por que esta ortografia singular ainda é usada no texto lido como plural? De acordo com o midrash, quando Moisés trouxe as Tábuas da Lei do Monte Sinai, ele foi capaz de levá-las em uma das mãos (como diz o texto em Êxodo 32:15), uma vez que elas foram feitos sobrenaturalmente leve como a "Torah Vivente" do SENHOR. No entanto, uma vez que as Tabuas entraram em proximidade com o Bezerro de Ouro, o "o escrito voou e subiu ao céu" para dar testemunho da adoração de ídolos (Targum Yonasan) e as tabuas se transformaram em normal, profana pedra da qual Moisés não podia mais suportar. 9. Yod e o Nome Divino Yod é a primeira letra do Divino Nome YHVH (יהוה) e o nome do Salvador do mundo, Yeshua (יֵשׁוּעַ), indicando, assim, sua preeminência. É também a primeira letra para os quatro nomes dados ao povo judeu:
יַעֲקב - Ya'akov (ou Jacó)
יִשְׂרָאֵל - Yisrael (Israel)
יְהוּדִים - Yehudim (judeus)
יְשֻׁרוּן - Yeshurun (Jeshurun)
Como a primeira letra (ot, ou sinal) do Nome de Deus, Yod mostra que Ele é Espírito, Ele é Um, e que dele derivam todas as outras coisas pelo poder de Sua Palavra.
Fonte:
http://pontodevistacristao.weebly.com/a-letra-yod.html
http://www.magiadourada.com.br/numerodez.html